Notícias
Demarcar é preciso
Os últimos conflitos por terras no Brasil mostram a incapacidade do Estado em resolver as questões fundiárias do país. Só na Amazônia, estima-se que mais de 160 mil posses de terras aguardam confirmação legal, além dos 280 processos de demarcação de Terras Indígenas em todo território nacional. Assine a petição.
Demarcar é preciso
Esta semana se celebra o Dia do Índio e não há motivo para festa; mas disposição para a luta não pode faltar, já que outra ameaça paira sobre os direitos constitucionais dos povos tradicionais. Esta vem a reboque do Projeto de Lei que flexibiliza as regras do licenciamento ambiental, que enfraquece ainda mais a Funai e pode afetar 227 processos de demarcação que estão hoje em andamento.
Antonia Melo ganha Prêmio Soros
Antonia Melo da Silva é uma força da natureza. A ativista ambiental perdeu sua casa em Altamira (PA) para a hidrelétrica de Belo Monte e se tornou uma das mais poderosas vozes em defesa do Rio Xingu. Esta força ganhou reconhecimento internacional, em Nova York (EUA), quando ela recebeu o Prêmio Fundação Alexander Soros para o Ativismo Ambiental e de Direitos Humanos.
Demarcar também é pacificar
A urgência da demarcação de Terras Indígenas no Brasil ficou ainda mais evidente depois do ataque no domingo ao povo Gamela, no Maranhão. Os povos indígenas querem a retomada dos processos de demarcação de suas terras, a forma mais eficaz de garantir a dignidade e a paz no campo. Pelo direito de os povos indígenas existirem, assine a nossa petição.
Cacique de Seatle
Em 1855, o cacique Seattle, da tribo Suquamish, do Estado de Washington, enviou esta carta ao presidente dos Estados Unidos...
Baleia à vista!
As baleias começam a chegar à Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, em Santa Catarina. É aquela época do ano em que os bichões chegam bem pertinho do litoral, e podem ser vistos da terra firme. Às vezes nem precisa de binóculo.
Contagem regressiva
O dado é do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas: caso os níveis atuais de emissões de CO2 se mantenham, em quatro anos chegaríamos ao limite estabelecido pelo Acordo de Paris.
(PLS) 654/2015 – É melhor você prestar atenção!
O Senado brasileiro está prestes a votar uma lei que enfraquece o licenciamento ambiental. Mesmo estando vivendo o maior...
Mais uma multa para as contas da usina Belo Monte
Belo Monte é multada em R$ 7,5 milhões além de multa diária de R$ 810 mil por descumprir regras ambientas e exigências do licenciamento da usina.
Violência que não para
Violência crescente. A Comissão Pastoral da Terra divulgou hoje o seu relatório anual de conflitos no campo no Brasil e o resultado é preocupante: foram registrados 70 assassinatos em 2017, o maior número desde 2003.
Cana-de-açúcar faz café forte
Cana-de-açúcar não serve só para adoçar o café, mas também para fazer ele crescer mais forte e vistoso. E num ambiente mais saudável.
Um mar de lixo no Ártico
A conclusão de um estudo publicado pela revista “Science Advance” foi que o Oceano Ártico está virando um “aterro marinho”, com algo em torno de 1.200 toneladas de lixo. Um quarto deste total, ou cerca de 300 bilhões peças, são itens de plástico.
Já é um começo!
A COP21 demonstrou para o mundo o quão importante é tratar de mudanças climáticas e ficou claro que as discussões sobre o...
Ciclovia que dá luz
Curitiba sempre ensinou ao país os caminhos da sustentabilidade e da mobilidade urbana. A mais nova lição começa a ser dada no ano que vem, quando a capital paranaense ganha a primeira ciclovia inteligente do país. A pista terá piso gerador de energia e vai coletar dados sobre o trânsito.
Fogo na Amazônia
Tacaram foto no Brasil em setembro. O mês registrou o maior número de focos de incêndio no campo e na floresta da história: mais de 197 mil. Quase metade deles, na Amazônia.
Na Amazônia, até áreas alagadas estão vulneráveis à incêndios
Um estudo internacional liderado pela UFRN utilizando imagens de satélite e de campo, revelou que as áreas inundadas na Amazônia podem fazer a floresta entrar em colapso.
Cadê a Mata Atlântica que estava aqui?
Mais de um mês depois do rompimento da barragem da Samarco, a dimensão dos impactos ambientais continua desconhecida. Em...
Energia solar caseira em alta
Com a conta de luz chegando às alturas, o consumidor corre atrás de alternativas: em um ano, aumentou mais de dez vezes o número de casas com energia solar no Brasil. Pulamos de 60 mil residências movidas a sol em 2017 para 633 mil em 2018.
Garimpo ilegal está contaminando e pode matar índios Yanomami
Na semana passada, na convenção da ONU em Genebra na Suíça, a liderança Yanomami voltou a denunciar novos garimpos ilegais feitos em terras demarcadas.
Nova Zelândia bane a exploração de petróleo e de gás em seus mares
A Nova Zelândia faz história e decide banir a exploração de petróleo e de gás em seus mares. O governo neozelandês pôs uma área marinha de pelos menos 4 milhões de km² fora dos limites de qualquer nova exploração de combustíveis fósseis.
A carne está comendo o planeta
Longe de mim querer estragar o apetite de alguém, mas a gente não está consumindo carne demais? Nosso olho grande está devastando o planeta. E quem só come peixe ou frango também tem a sua parcela de responsabilidade, pois o maior problema não é desmatar para fazer pasto, mas para plantar soja, que também é usando na alimentação das penosas e salmões de piscicultura.
Dia da Terra. Dia de conscientização
A nossa “pequena” tem mais de 4,5 bilhões de anos. A ONU decidiu instituir o dia 22 de abril como o Dia Internacional da Mãe...
É essa a energia limpa que o Brasil se orgulha em produzir?
Estudo feito pelo IPAM mostra que hidrelétrica no Tapajós pode aumentar o desmatamento na Amazônia em 25%. Sem se preocupar...
Horizonte cinzento
É uma questão de sobrevivência: ou a gente detém a fumaceira, ou as mortes prematuras causadas pela poluição do ar vão aumentar até 2040.
O etnocídio, Martírio, em cartaz
O filme “Martírio”, de Vincent Carelli, mostra a resistência ao genocídio dos índios Guarani Kaiowá. O documentário, que está em cartaz em salas de cinema de diversas capitais do país, denuncia o massacre e a violência contra os povos indígenas.
Climão
Se a temperatura da Terra está subindo, na #COP21 o clima ainda é morno. Representantes de organizações não governamentais...
Os filhos naturais do Brasil
A relação do Estado Brasileiro com os povos indígenas é de mau padrasto, embora eles sejam os seus filhos naturais. De um ano para cá, porém, esta relação vem se degenerando assustadoramente. Os seus direitos originários, mesmo que assegurados pela Constituição, têm-lhes sido tirados como se concedidos por favor.
O topetudo do Cerrado
O topetudo aí é o pica-pau-da-parnaíba, que pode desaparecer junto com o Cerrado. Entre as várias espécies ameaçadas, o pássaro tem uma característica que o torna mais vulnerável: seu paladar exigente. A única coisa que o bichinho come são formigas que vivem na taboca, uma especie de bambu.
Mexeu com índio, mexeu com todo mundo
Os direitos dos povos tradicionais estão sofrendo ataques sem precedentes e a situação tende a se agravar diante do cenário de instabilidade política que o país atravessa. Os índios são os guardiões das florestas e as florestas ajudam a regular o clima. Logo, o problema deles também é nosso. Por isso, precisamos estar mais unidos do que nunca.
Mudanças climáticas X Saúde
Doenças transmitidas por vetores sensíveis ao clima, como a malária, dengue e agora as causadas pelo vírus zyka são alguns dos...


























