Contagem regressiva

maio 2017

Reduzir as emissões de gases do efeito estufa é tarefa para ontem. Estamos em contagem regressiva: caso os níveis atuais de emissões de CO2 se mantenham, em quatro anos podemos chegar ao limite de aumento de temperatura média global estabelecido pelo Acordo de Paris. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) criou um índice chamado orçamento de carbono. Ele serve para medir a quantidade do gás que podemos emitir sem que os termômetros subam acima da casa de 1,5º C. Pois bem, nosso orçamento está estourando. Os dados de 2016 fizeram disparar o alarme.

O IPCC (do inglês Intergovernmental Panel on Climate Change) é um organismo da ONU criado em 1988 por iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e da Organização Meteorológica Mundial (OMM). Seu objetivo principal é divulgar estudos sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas e as suas consequências sobre o planeta. Em 2007, a entidade dividiu o Prêmio Nobel da Paz com o ambientalista e ex-vice-presidente americano Al Gore.

O orçamento de carbono é uma medida com três limites para o aumento da temperatura média global: 1,5º C, 2º C ou 3º C acima dos níveis pré-industriais. De acordo com a quantidade de emissão do gás, foram estabelecidas três porcentagens de que esses números sejam ultrapassados: 66%, 50% e 33%. O Acordo de Paris estabeleceu o aquecimento global em 1,5º C. Ou seja, a continuar nesse ritmo, há 66% de chances que em 2021, o primeiro ano de vigência do tratado, esta meta já esteja vencida.

Via CicloVivo

Conheça o trabalho do IPCC: https://www.ipcc.ch/

Translate »