Escolha uma Página

Expedição à Terra Xakriabá

24 de abril de 2018

Uma Gota no Oceano, junto com a organização Tecendo Laços, acompanhou a ida das jovens lideranças indígenas do Panamá, Guatemala, Peru e Bolívia à Terra Xakriabá, no norte de Minas Gerais. O objetivo da expedição era trocar conhecimento entre as diferentes culturas ali reunidas.

Foram três dias de um intenso intercâmbio de conhecimentos e tradições. Onde os jovens indígenas latino americanos puderam conhecer a história daquele povo, seus costumes, ter aulas de artesanato, de cultura, além de conhecer o idioma nativo. Os projetos desenvolvidos nas aldeias Xakriabá também foram debatidos, como a criação de um banco de sementes crioulas, uma estratégia usada por aquele povo para garantir que as espécies, como milho e feijão, não sejam extintas.

A oficina de cerâmica e a casa da medicina tradicional foram alguns dos locais visitados. O grupo teve ainda acesso ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. É de lá que os indígenas buscaram inspiração para criar as suas pinturas corporais. Eles se basearam nas pinturas rupestres ali presentes há mais de 6 mil anos.