Escolha uma Página

Quilombolas empoderadas

29 de março de 2017

A convite da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Uma Gota no Oceano participou da Oficina Nacional Tecendo Protagonismo e Empoderamento das Mulheres Quilombolas do Quilombo Maria Joaquina, em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, no dia 25. Além da diretora e fundadora Maria Paula Fernandes e de Stela Herschmann, também esteve presente a jornalista e conselheira da Gota Flávia Oliveira, que falou sobre os efeitos da agenda de reformas do governo federal para as mulheres negras.

As Oficinas Nacionais de Mulheres Quilombolas fazem parte de um processo de construção social e de empoderamento das mulheres. O seu objetivo é debater questões que afetam diretamente a vida da mulher quilombola em suas comunidades e nos espaços de organização social, bem como sua influência na construção de políticas públicas direcionadas a elas. Temas relacionados com a sustentabilidade do território e do meio ambiente são recorrentes nos diálogos entre as mulheres quilombolas.

Em sua coluna no jornal “O Globo” da semana seguinte, Flávia Oliveira relembrou a visita e falou de suas próprias origens quilombolas.