Escolha uma Página

Uma Gota no Oceano na COP24

28 de janeiro de 2019

Acompanhados da delegação da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Uma Gota no Oceano participou, entre os dias 06 e 12 de dezembro de 2018, da 24ª Conferência do Clima da ONU, a COP-24, em Katowice, na Polônia.

No evento, apresentamos dois vídeos que mostram a situação atual do Brasil no que se refere aos povos indígenas. No primeiro deles, gravado em Brasília na reunião com os indígenas que foram no encontro da ONU, as lideranças manifestaram suas preocupações em torno das mudanças climáticas, ilustrando como elas já afetam o modo de vida tradicional. O vídeo foi exibido no painel “Os Poderes da Água – No Caminho para o Uso Sustentável da Força Motriz da Natureza”, com a liderança Marta Tipuici, da etnia Manoki, na mesa de debates.

O segundo vídeo foi gravado na Amazônia uma semana antes de ser exibido na Polônia. Nele, a liderança indígena Alessandra Munduruku deu um recado direto às autoridades nacionais e internacionais: “A gente não está querendo nada de ninguém. A gente só está querendo o que é nosso. Os nossos direitos. A Constituição diz que o governo tem o dever de demarcar nosso território”.

Além de promovermos a articulação entre as mídias nacional e internacional com as causas debatidas dentro e fora do encontro, participamos de reuniões e painéis que discutiram, além dos povos indígenas, a situação atual do Brasil diante de questões fundamentais como a preservação das florestas, geração de energia limpa e segurança de informação.

Foi exibido em um evento paralelo o filme “Energy for Change”, que reuniu em um cinema próximo à conferência jovens de diversos países e representantes de instituições sociais. Em junho de 2018, Uma Gota no Oceano gravou uma entrevista com a liderança indígena Alessandra Munduruku, em Macapá, que fez parte do filme e foi o maior destaque na rodada de perguntas ocorrida após a apresentação do longa.