Entre os dias 16 e 18 de agosto de 2024, a Gota esteve presente no Quilombo Pitanga dos Palmares, na Bahia, apoiando as homenagens em memória de Mãe Bernadete, liderança quilombola e ialorixá, um ano após seu brutal assassinato.
A Gota, junto com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – CONAQ e a COSPE, organização internacional parceira, desenvolveu um plano estratégico de comunicação para dar visibilidade ao evento e destacar temas como a impunidade nos crimes contra quilombolas, a violência contra mulheres quilombolas e a intolerância religiosa.
A participação da diretora-fundadora e CEO da Gota, Paula Fernandes, no evento foi crucial para a articulação com a imprensa, resultando em coberturas importantes na mídia da Bahia e nacional. Além disso, artigos estratégicos foram produzidos com base nas pesquisas da CONAQ, incluindo um sobre a criação do Museu Mãe Bernadete.
Com essas ações, a Gota ampliou a visibilidade das questões urgentes enfrentadas por essas populações e destacou a força e a resistência das lideranças femininas quilombolas.