Entre os dias 5 e 7 de junho de 2024, a Gota esteve presente no I Encontro da Rede Conexão Povos da Floresta, que aconteceu em Alter do Chão, Santarém (PA). O encontro reuniu representantes de populações tradicionais da Amazônia e organizações de base como Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), instituições privadas e órgãos governamentais para discutir a conectividade em comunidades da Amazônia.
A Gota, em colaboração com os parceiros, apoiou a articulação de comunicações estratégicas e participou de visitas a comunidades quilombolas, como Murumuru, onde foi possível observar os impactos positivos da conectividade, como o acesso à telemedicina e a melhoria da educação.
Além disso, estivemos presentes na inauguração do Centro de Empoderamento Digital (CED) no CEFA – Centro Experimental Floresta Ativa, em parceria com a RECODE.
Com essas ações, a Gota fortaleceu sua participação em iniciativas voltadas para a inclusão digital e social das comunidades da Amazônia, destacando a importância da conectividade para a saúde, educação e proteção dos territórios tradicionais.