Escolha uma Página

Seminário de Articulação das Bacias do Tapajós

8 de junho de 2019

A equipe da Uma Gota no Oceano participou, de 14 a 16 de junho, do Seminário de Articulação das Bacias do Tapajós, denominado Encontro das Águas, em Santarém, no Pará. O evento foi produzido pelo Movimento Tapajós Vivo (MTV), pelo Projeto Saúde e Alegria (PSA), além do coletivo Juruena Vivo e do Fórum Teles Pires.

Cerca de 150 pessoas participaram do encontro, entre elas lideranças indígenas das três bacias: Tapajós (baixo, médio e alto), Juruena e Teles Pires. O objetivo foi debater e identificar juntos estratégias na luta em defesa dos rios e povos da Amazônia.

Além dos povos indígenas, quilombolas, integrantes do Ministério Público, de instituições parceiras (ONGs), trabalhadores rurais, extrativistas, pescadores, jovens, mulheres, ambientalistas e acadêmicos estiveram presentes.

No dia 17 de junho, também em Santarém, Uma Gota no Oceano participou do evento Testemunhos de Resistência frente aos saques dos nossos bens naturais, na sede do Ministério Público Estadual. O encontro contou com três mesas, que debateram as lições aprendidas durante o Encontro das Águas, os desafios da bacia do Rio Tapajós e os direitos dos povos que vivem à beira do Tapajós.

Leia mais: