Escolha uma Página

“Em nome de Quê?” no Fórum Mundial da Água

9 de março de 2018

Entre os dias 17 e 21 de março participamos do Fórum Alternativo Mundial da Água (Fama) e, entre os dias 19 e 23, do Fórum Mundial da Água (FMA) que pela primeira vez foi realizado em um país do Hemisfério Sul.

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, lançamos oficialmente a campanha “Em nome de quê?”. O curta-metragem, dirigido por Luiz Fernando Carvalho e gravado no norte do Mato Grosso com apoio da Operação Amazônia Nativa (Opan), foi exibido em sessão lotada.

No evento, houve ainda um debate protagonizado por diferentes lideranças como Sonia Guajajara, coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), e Antônia Melo, do Movimento Xingu Vivo Para Sempre. As duas organizações representam povos que foram afetados pela construção da hidrelétrica de Belo Monte. Além delas, outras duas lideranças falaram durante a mesa. Marta Tipuici, da etnia Manoki, e Severina Idiorie, da etnia Karaja/Xavante, deram seus depoimentos de como a grandes obras de infraestrutura afetam o modo de vida tradicional dos indígenas.

A campanha “Em nome de quê?” questiona a forma como estamos lidando com um dos maiores tesouros da humanidade: a água. O Brasil abriga 20% de toda água doce do planeta e, infelizmente, não damos o devido valor a este recurso finito e essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. O projeto tem por objetivo gerar o debate entre autoridades, especialistas e a sociedade civil em torno deste tema.

Saiba mais:

No Dia Mundial da Água, um chamado pela liberdade