COP28: Uma Gota no Oceano presente em Dubai

dezembro 2023

A Gota esteve presente na 28ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP28), que aconteceu entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro de 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Estivemos representados pela diretora-fundadora e CEO, Maria Paula Fernandes; Glauciele Caetano, de relações institucionais; e Monica Prestes, editora de conteúdo. 

Além da equipe presencial, a Gota deu suporte à participação de cinco representantes indígenas e cinco quilombolas, acompanhando todo o processo de credenciamento. Durante o evento, a equipe trabalhou na articulação institucional, organização de eventos paralelos e fortalecimento da comunicação dos parceiros presentes. 

Antes da COP28, a Gota participou ativamente na formação “Negociando o Futuro 2023”, promovida pelo Observatório do Clima, que ocorreu nos dias 1, 8, 10 e 16 de novembro, como forma de preparar as organizações da sociedade civil para as negociações e eventos da COP28, ampliando a capacidade de articulação e incidência nos debates climáticos. 

Como forma de garantir a inclusão da comunidade quilombola em espaços de discussão durante a COP28, a Gota também apoiou a iniciativa do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM). A coordenadora da CONAQ, Selma Dealdina, representou a comunidade quilombola na COP28, no painel “Mitigando Perdas Relacionadas ao Clima em Meios de Vida Tradicionais”, trazendo as perspectivas dos quilombos sobre os impactos das mudanças climáticas. 

A Gota também desempenhou um papel fundamental no apoio à COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira), promovendo reuniões de alinhamento para definir as estratégias durante o evento e auxiliando na submissão de painéis e mesas de discussão. Como resultado, a COIAB conseguiu um espaço no Climate Justice Civil Society Hub, na COP 28, para realizar a mesa “As vozes indígenas na defesa da Amazônia: Estratégias de mobilização e comunicação na proteção dos territórios”. Além disso, a Gota foi responsável pela submissão do painel “Lançamento do site PGTAs na Amazônia – Os Planos de Vida dos povos indígenas”, que aconteceu também no mesmo espaço. 

A mesa “Desafios e oportunidades em geração de energia na e para a Amazônia Brasileira” reuniu especialistas e lideranças indígenas para discutir a transição energética e o impatco de grandes projetos de infraestrutura na Amazônia, unindo o conhecimento técnico-científico à sabedoria ancestral dos povos tradicionais. 

A deputada federal Célia Xakriabá encontrou por intermédio da Gota e com o apoio do movimento Fridays for Future, com a parlamentar do Partido Verde da Alemanha Kathrin Henneberger. Essa reunião contou com a tradução feita pela equipe da Gota, e como resultado, firmaram um compromisso de fortalecer a defesa dos direitos dos povos indígenas do Brasil no contexto europeu. O comércio de pesticidas e a criação de estratégias de atuação para levar as demandas dos povos indígenas ao congresso alemão em 2024 também foi assunto da discussão. 

O encontro entre David Knetch, program officer do fundo internacional Fastenaktion, e a equipe de projetos da COIAB foi promovido pela Gota, e durante a conversa, a delegação indígena explicou a importância dos membros da equipe na COP, com a finalidade de garantir que as vozes indígenas sejam ouvidas e que suas narrativas sejam devidamente representadas nos espaços internacionais. A COIAB também apresentou um boletim que mostrava os impactos gerados pelas mudanças climáticas e desmatamento na Amazônia. 

A participação da Gota na COP28 gerou bons resultados e conquistas para a visibilidade e a articulação das lideranças indígenas e quilombolas. A Gota facilitou encontros estratégicos, apoiou a organização de painéis e fortaleceu as redes de comunicação e mobilização. Com sua presença, a Gota garantiu que suas vozes fossem ouvidas nos principais fóruns internacionais sobre clima e meio ambiente em Dubai. 

Translate »