“Em defesa da vida: Mulheres atingidas na luta por direitos”

30 de junho de 2019

A equipe da Uma Gota no Oceano participou, no dia 25 de junho, do seminário nacional “Em defesa da vida: Mulheres atingidas na luta por direitos”, em Brasília. O evento, organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), reuniu mais de 70 mulheres de todas as regiões do país, na Escola da Defensoria Pública do Distrito Federal. O objetivo do seminário era debater a conjuntura nacional e internacional e, a partir disso, apontar desafios das mulheres dentro deste contexto.

No encontro, lideranças femininas, como Dilma Ferreira Silva (1972-2019), Nilce de Souza Magalhães – Nicinha – (1966-2016), Marielle Franco (1979-2018) e Berta Cáceres (1973-2016), reconhecidas como símbolo de luta e de resistência, foram homenageadas.

Uma Gota no Oceano participou do debate, mostrando o vídeo da campanha “Em Nome de Que, São Francisco?”. A peça explica que 14 milhões de pessoas serão atingidas pela contaminação do Rio São Francisco, o rio a integração nacional.

Segundo pesquisa da Fundação SOS Mata Atlântica, a lama tóxica proveniente do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, já chegou ao Velho Chico. Após a exibição do vídeo, houve debate sobre a importância da comunicação para difundir as pautas dos movimentos sociais. Vale lembrar que a campanha foi resultado da união do próprio Movimento dos Atingidos por Barragens com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), entre outras organizações sociais.

Leia também: