Escolha uma Página

ATL 2017 reúne mais de 3 mil indígenas em Brasília

25 de abril de 2017

Em abril, Mês do Índio, mais de 3 mil indígenas de mais de 200 etnias estiveram reunidos em Brasília para o Acampamento Terra Livre (ATL), uma espécie de Assembleia Geral da ONU dos povos indígenas brasileiros. Na edição deste ano, o evento contou com representantes de povos de outros países das Américas do Sul e Central, e da Indonésia.

Como de costume, Uma Gota No Oceano esteve presente, participando ativamente e trocando conhecimento com os demais parceiros. Foram discutidas e definidas as políticas e formas de atuação que nortearão as demandas e reivindicações em comum dos povos indígenas.

Foram cinco dias de trabalho intenso, com palestras, debates, marchas e manifestações pelos direitos dos povos indígenas, principalmente pela demarcação de suas terras. Porém, a principal manifestação pública do evento, em frente ao Congresso Nacional, foi reprimida com violência pela polícia. Acionamos nossos contatos na TV para a cobertura do incidente.

Com o lema “Unificar as Lutas em Defesa do Brasil Indígena, pela garantia dos direitos desses povos”, lideranças indígenas protocolaram no fim do encontro documentos nos ministérios da Justiça, Saúde e Educação, pedindo mais atenção as causas indígenas.