Basta Ser Humano

27 de maio de 2021

Em 2020, o grande número de incêndios na Amazônia e no Pantanal chamou a atenção do Brasil e do mundo. Os desastres inspiraram o lançamento da campanha Basta Ser Humano pelo Observatório do Código Florestal (OCF), uma organização que reúne 30 instituições ligadas à defesa da natureza. O objetivo da ação era sensibilizar o público sobre pautas ambientais por meio de peças publicitárias e intervenções artísticas. Para isso, projeções foram realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, obras de artistas como Allan Sieber, Mundano e Ananda Nahú foram reunidas em uma exposição virtual com 20 trabalhos sobre o tema. Coube a Uma Gota no Oceano o planejamento da divulgação da iniciativa.

Para isso, elaboramos uma estratégia de comunicação baseada no anúncio da campanha nos principais veículos de imprensa profissional e no envolvimento de personalidades no movimento por meio das redes sociais. Nosso plano deu certo e a iniciativa foi tema de um post no instagram da revista Cláudia, da Editora Abril, e de notas publicadas nos espaços comandados pelos jornalistas Ancelmo Góis, em O Globo, e Mônica Bérgamo, na Folha de São Paulo, duas das colunas mais prestigiadas do país. De quebra, Basta Ser Humano ainda foi assunto de um comentário do repórter André Trigueiro, no programa Estúdio I, da GloboNews.

Os resultados em relação ao trabalho desenvolvido com influenciadores digitais também impressionam. Foram produzidos sete vídeos com depoimentos de Alexia Dechamps, Leoni, Malu Mader, Paula Burlamaqui, Raí, Sergio Malheiros, Sophia Abraão, Thaila Ayala, Thiago Lacerda e Vanessa Lóes sobre o meio ambiente. A Gota e as 10 personalidades publicaram em seus perfis nas redes sociais este conteúdo, que também foi compartilhado por meio de WhatsApp para parceiros do OCF e outros coletivos. Todo este esforço permitiu que o tópico da preservação ambiental alcançasse um público imenso e diverso por meio de uma linguagem simples e que convidava as pessoas à reflexão.

Clique aqui e saiba mais.

Translate »