Água Limpa é a Onda

7 de dezembro de 2015

As praias e o mar fazem parte da vida do Rio de Janeiro, são patrimônios da cidade e do país. Além da exuberante beleza cênica, oferecem inúmeras oportunidades para uma diversidade de usos e são fonte de riquezas e bem-estar da população. Entretanto, estas oportunidades estão sendo seriamente comprometidas e desperdiçadas devido ao contínuo descaso com o saneamento e com a poluição dos rios e das praias.

Com a proximidade das Olimpíadas, o grave problema da poluição na Baía de Guanabara compromete a imagem do Rio de Janeiro e do país no cenário internacional. Grande parte das residências dos municípios no entorno da Baía ainda não contam com serviços de coleta e tratamento de esgoto, e o déficit para se chegar à universalização do saneamento nessa região é um enorme desafio a ser vencido.

Enquanto isso, os despejos de esgoto continuam a afetar a saúde e a causar prejuízos econômicos, sociais e ambientais, que interferem na boa realização dos eventos esportivos, deixam pessoas doentes e podem até levar à morte.

Com esse grito de protesto e convocação que une diversas instituições, movimentos e cidadãos, queremos que as promessas e planos para recuperação da qualidade da água dos rios e das praias cariocas sejam cumpridos.

Todos os que assinam o manifesto se unem para exigir do poder público o comprometimento na execução transparente e eficiente das medidas necessárias para que o ano de 2016 seja melhor, e que possamos nos orgulhar de receber eventos esportivos internacionais em nossas praias, com boas ondas e qualidade da água melhor ainda.

Clique aqui e saiba mais sobre a campanha: https://institutoe.org.br/projetos/saneamento-ja-agua-limpa-e-a-onda/

Depois do Rio de Janeiro, a ideia é que a campanha se expanda para outras praias do Brasil.

Translate »