30 filmes e séries que ajudam a transformar o mundo

junho 2019

Preparem a pipoca e o brigadeiro! Uma Gota No Oceano criou uma lista de filmes e séries que ajudam a transformar o mundo. Todos estão disponíveis online, e podem te ajudar a entender melhor as transformações que a Terra está passando.
Entre tantas qualidades e benefícios, o cinema também pode ajudar a rever conceitos. As discussões de temas relevantes nas telonas têm contribuído para engajar as pessoas em temas como o meio ambiente, as mudanças climáticas e a necessidade urgente de fazermos algo para mudar a forma como estamos cuidando do planeta.
Vamos aproveitar a chegada do frio e encerrar a Semana do Meio Ambiente na frente da TV.
Chame seus amigos, sua família, o crush, e aproveite!

(Foto: Sebastião Salgado)

 

Confira a lista com os 30 filmes e séries que ajudam a transformar o mundo:

 

1. Nosso planeta (2019) – Minissérie (8ep)

Com imagens nunca vistas, o ambicioso documentário traz a beleza natural de nosso planeta e mostra como as mudanças climáticas têm impacto sobre todas as criaturas vivas. Disponível na Netflix.

2. Ser Tão Velho Cerrado (2018) 1h36min

Este documentário retrata o impacto ambiental e social do cerrado brasileiro, que sofre com o desmatamento intenso. Disponível na Netflix. 

3. Em busca dos corais (2017) 1h29min

Mergulhadores, cientistas e fotógrafos do mundo inteiro se unem em uma campanha submarina épica para documentar o desaparecimento dos recifes de coral. Disponível na Netflix.

4. Para onde foram as andorinhas? (2017) 22min

O clima está mudando, o calor aumentando. Os índios do Xingu observam os sinais que estão por toda parte. Árvores não florescem mais, o fogo se alastra queimando a floresta, cigarras não cantam mais anunciando a chuva porque o calor cozinhou seus ovos. Os frutos da roça estão se estragando antes de crescer. Ao olhar os efeitos devastadores dessas mudanças, eles se perguntam como será o futuro de seus netos. Disponível no Youtube. 

5. Uma verdade mais inconveniente (2017) 1h37min

Dez anos depois de o vencedor do Academy Award® Uma Verdade Inconveniente trazer o tema da mudança climática aos olhos da cultura dominante, Uma Verdade Mais Inconveniente se mostra mais relevante do que nunca. Junte-se ao ex-vice-presidente Al Gore em sua incansável luta, viajando pelo mundo para informar e inspirar a próxima geração dos campeões do clima. Esclarecedor e alarmante, esta convincente sequência mostra que, embora os riscos estejam maiores do que nunca, as soluções para a crise climática ainda estão ao nosso alcance. Disponível no Youtube Filmes.

6. Minimalism (2016) 1h18min

Mais do que um documentário sobre consumo consciente, trata sobre as coisas que realmente importam para termos uma vida com mais propósito. Pessoas que acreditam que bens materiais não trazem felicidade são entrevistadas neste documentário que aborda a questão: menos é mais? Disponível na Netflix.

7. O Extermínio do Marfim (2016) 1h52min

Uma batalha pela sobrevivência. O lucrativo comércio de marfim está colocando em risco uma das espécies mais majestosas da fauna: os elefantes. Para lutar contra essa caçada desenfreada, ativistas colocarão suas vidas em risco na tentativa de acabar com um dos crimes do mercado negro na Ásia que vêm destruindo a vida desses animais. Disponível na Netflix.

8. Oceanos de plástico (2016) 1h40min

Quando descobre que os oceanos estão cheios de plástico, um documentarista investiga os impactos da poluição ambiental. A Plastic Ocean Foundation é uma organização britânica cuja finalidade é a sugestão de soluções para o problema do lixo plástico no planeta. O documentário explora áreas atingidas por esse tipo de poluição evidenciando os danos à flora e à fauna. Disponível no Netflix.

9. Seremos história? (2016) 1h36min

Um problema de longas datas está se mostrando cada vez mais grave. Mudanças de temperatura, inundações, e outros fenômenos semelhantes têm se tornado cada vez mais comum, e o que tem sido feito na tentativa de amenizar essa situação? É na busca por respostas para essas questões que Leonardo DiCaprio abraça a missão de testemunhar as mudanças climáticas em diversos países, e de uma forma nunca vista antes. Disponível na Netflix.

10. Sustentável:  O Futuro da Agricultura nos Estados Unidos (2016) 1h31min 

O chef Rick Bayless, fazendeiros e outros discutem a história que levou ao movimento por comida sustentável e como isso pode mudar o que comeremos no futuro. Disponível na Netflix.

11. Bikes versus Cars (2015) 1h27min

São Paulo, Los Angeles e Copenhague. Motoristas, ciclistas, taxistas, governantes, especialistas e pedestres das grandes metrópoles colocam seus diferentes pontos de vista sobre esse desafio global. Disponível no Youtube Filmes. 

12. Belo Monte Depois da Inundação (2015) 54min

Belo Monte Depois da Inundação, é um documentário que relata a situação atual na cidade de Altamira e região. O filme compara as muitas promessas feitas pelo governo federal e pelas empreiteiras durante as negociações para a construção da barragem com a situação atual, através de entrevistas com os moradores da região, ativistas e povos indígenas. Disponível no Youtube.

13. Catching the sun (2015) 1h13min

Este documentário explora a economia mundial da recente indústria de energia solar e seu impacto sobre esperançosos caçadores de emprego nos EUA. Disponível na Netflix.

14. O Sal Da Terra (2015) 1h52min

O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado e apresenta seu ambicioso projeto “Gênesis”, expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. Indicado OSCAR 2015: Melhor Documentário. Disponível no Youtube Filmes. 

15. Terra (2015) 1h37min 

Com visual arrebatador, este documentário reflete sobre nossa relação com outras criaturas do mundo à medida que a humanidade se afasta cada vez mais da natureza. Disponível na Netflix.

16. Cowspiracy (2014) – 1h30min

Este documentário mostra como a agropecuária intensiva está dizimando os recursos naturais do planeta e por que essa crise tem sido ignorada por grandes grupos ambientalistas. Disponível na Netflix e no Youtube.

17. Mission Blue (2014) 1h36min

Uma equipe de cerca de 100 pessoas, entre elas, cientistas e ativistas, vão para as Ilhas Galápagos para construir uma malha global de áreas marinhas em proteção. A oceanógrafa Dra. Sylvia Earle é quem lidera o grupo. Eles idealizam erguer parques nacionais subaquáticos para preservar o ecossistema que mantém o ser humano vivo. Disponível na Netflix.

18. Blackfish (2013) 1h23min

Em 24 de fevereiro de 2010, a experiente treinadora Dawn Brancheau é atacada pela baleia orca com quem fazia um show no SeaWorld. O caso teve repercussão mundial e levantou questionamentos sobre as condições que os animais viviam em cativeiro e a segurança dos próprios treinadores ao dividirem a mesma piscina com eles durante os shows. O documentário investiga o histórico dos shows com baleias orca nos Estados Unidos, mostrando que acidentes deste tipo não são tão raros assim. Disponível no Youtube Filmes.

19. Belo Monte – O anúncio de uma guerra (2012) 1h45min

Belo Monte é uma usina hidrelétrica que o governo pretende instalar no coração da Amazônia, na Volta Grande do Rio Xingu, na cidade de Altamira, Pará. O documentário é um projeto independente e coletivo a respeito dessa obra, filmado durante três expedições à região do Rio Xingu, revelando os bastidores da mais polêmica obra planejada no Brasil, com entrevistas com os principais envolvidos, entre eles lideranças indígenas (como os caciques Raoni e Megaron), o procurador da República (Felício Pontes), o presidente da Funai (Márcio Meira) e políticos locais a favor da construção. Disponível no Youtube Filmes. 

20. Trashed: para onde vai o nosso lixo? (2012) 1h37min

Trashed dirigido por Candida Brady, é um documentário que serve como aula e alerta. Ele timidamente acusa governos de não se importarem com o destino do lixo e enfaticamente exorta o espectador a fazer sua parte, começando por evitar o uso de sacos plásticos e separar o material reciclável dentro de casa. Disponível no Vimeo. 

21. Lixo Extraordinário (2011) 1h38min

Mostra uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo. Disponível no Youtube. 

22. A era da estupidez (2009) 1h29min

Para qualquer pessoa que se preocupe com o estado de nosso planeta, este é um filme obrigatório. A diretora é a ex-baterista de rock e cineasta autoditada Franny Armstrong. Misto de documentário, ficção e animação, ele conta uma história estarrecedora: a da destruição da Terra, causada pela insensatez da humanidade. Disponível no Youtube.

23. Home – Nosso Planeta, Nossa Casa (2009) 2h

Após a Terra sofrer várias interferências humanas, todas as riquezas do planeta correm risco. E, apesar da enormidade das intervenções maléficas que os humanos causam ao Planeta Terra, é possível observar dos céus que é cedo para ser pessimista: é possível reconstruir as riquezas da Terra e frear a destruição. Disponível no Youtube. 

24. Alimentos S.A. (2008) 1h34min

Um documentário apresenta a realidade por trás das indústrias de alimentos, que dificultam ao máximo que os consumidores saibam a verdadeira origem do que estão comprando ou ingerindo. A realidade que a indústria pretende esconder a todo custo é baseada em um cenário perverso: uma vida de sofrimento, tortura e confinamento de animais que são explorados para o consumo humano. Disponível no Youtube. 

25. Mataram Irmã Dorothy (2008) 1h34min

Documentário sobre a morte em fevereiro de 2005 da irmã Dorothy Stang, freira católica e ativista, aos 73 anos. Morta no Pará, Brasil, ela lutava há 30 anos junto com ambientalistas e a desprivilegiada comunidade local contra a exploração dos poderosos madeireiros e latifundiários. Disponível no Youtube

26. Ouro Azul – A Guerra Mundial pela Água (2008) 1h29min

O diretor Sam Bozzo tenta mapear como o recurso mineral tem sido manejado nas últimas décadas. O cineasta prevê que os maiores conflitos globais do futuro serão impulsionados por reservas de água escassas. Em um cenário de crises hídricas em todo o mundo, o filme ajuda a entender como a água está prestes a se tornar uma das commodities mais valiosas no comércio exterior. Disponível no Youtube. 

27. A História Das Coisas (2007) 21min

Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo. Disponível no Youtube. 

28. A Última Hora (2007) 1h35min

Causadas pela própria humanidade, enchentes, furacões e uma série de tragédias assolam o planeta cotidianamente. O documentário mostra como a Terra chegou nesse ponto: de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter este quadro. Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas, pensadores e líderes ajudam a esclarecer estas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis. Disponível no Youtube. 

29. Uma verdade inconveniente (2006) 1h36min

O ex-vice-presidente americano Al Gore apresenta uma advertência e impressionante visão do futuro de nosso planeta de nossa civilização, no documentário mais importante do ano. Trata-se de um alerta que perpassa mitos e conceitos errados, para revelar a mensagem que o superaquecimento global é um perigo real e imediato. Uma Verdade Inconveniente traz o convincente argumento de Gore, de que precisamos agir agora para salvar a Terra. Todos e cada um de nós podem mudar essa situação, na maneira que vivemos nosso dia-a-dia e nos tornarmos PARTE DA SOLUÇÃO. Disponível no Youtube Filmes. 

30. A corporação (2002) 2h25min

O documentário mostra que quem controla o mundo hoje são as corporações, através da mídia, das instituições e dos políticos. Através de seus lobbies junto aos governos e suas ferramentas de marketing, elas definem tendências de consumo de produtos eletrônicos, vestuário, alimentos, entretenimento e até medicamentos. Disponível no Youtube. 

Veja mais sobre cinema e meio ambiente:

Translate »