Escolha uma Página

“Vamos Quilombar?” – Uma Gota e Conaq realizam evento no IMS

27 de maio de 2022

Com mediação da jornalista Flávia Oliveira, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), em conjunto com Uma Gota no Oceano, reuniu para a roda de conversa “Vamos Quilombar?”, Coletivos de Mulheres Negras e Quilombolas e amigos da causa na quarta-feira, 25, no Instituto Moreira Salles (IMS), no Rio de Janeiro.

Cerca de 60 pessoas, entre jornalistas, artistas, lideranças, formadores de opinião, representantes do Ministério Público, dos Poderes Legislativo e Judiciário e de coletivos dos movimentos sociais realizaram um debate amplo sobre os problemas da população quilombola, espalhada por 1672 municípios em 24 estados da Federação.

A potente narrativa sobre a realidade quilombola, feita por lideranças femininas com suporte da Conaq, mostrou que a luta pela defesa plena dos territórios necessita de visibilidade e do envolvimento de todos. É preciso pôr fim às constantes invasões de terras ancestrais e ameaças de morte às lideranças que lutam por sua re-existência e modos de vida.

O evento foi encerrado com a exibição do filme Medida Provisória. Estiveram entre os presentes no “Vamos quilombar”? as jornalistas Miriam Leitão, Maju Coutinho, o ator Ícaro Silva, a atriz Regina Casé, Jurema Werneck e a diretora executiva da Anistia Internacional no Brasil.