Escolha uma Página

Uma Gota no Oceano no ATL 2022

13 de abril de 2022

Umas equipe de Uma Gota no Oceano – composta pela diretora-fundadora e CEO Maria Paula Fernandes, a editora de Amazônia Monica Prestes, a correspondente em Roraima Emily Costa e a social mídia Gabriela Helena Borges – estiveram em Brasília participando da 18a edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que este ano foi o maior de sua história com 7 mil participantes representando 200 povos originários.

Com o tema “Aldear a Política”, o ATL 2022 discutiu direitos humanos, participação política, juventude indígena e se colocou contra os Projetos de Lei que ameaçam a vida e o território indígena, como o Marco Temporal e o PL 191, este último que pretende liberar mineração e grandes obras de infraestrutura em terras indígenas. Diversos outros temas também foram abordados durante duas semanas, assim como a realização de três marchas pelas principais vias da capital federal.

O evento também foi marcado por muitas sessões de planejamentos e mobilizações nos bastidores, onde diversas organizações se alinharam para seguir nesta luta em prol dos povos originários de maneira objetiva e unida. Para fechar as atividades, Maria Paula Fernandes foi uma das convidadas no jantar intimista promovido por Sydney Possuelo – indigenista, ativista social e etnógrafo brasileiro, considerado a maior autoridade com relação aos povos indígenas isolados do Brasil.