UMA GOTA NO OCEANO NO 2º ENCONTRO DE MULHERES DA CONAQ

18 de junho de 2023

Realizado quase dez anos depois da primeira edição, o 2º Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas da CONAQ reuniu em Brasília-DF, de 14 a 18 de junho, cerca de 300 mulheres lideranças quilombolas de todo o país oriundas de todas as regiões e biomas para debater problemas e propor soluções em políticas públicas para os quilombos brasileiros.
Com o tema “Resistir para existir” e organizado pelo Coletivo de Mulheres da CONAQ – Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas, o encontro permitiu elencar as principais reivindicações do movimento de luta pelos direitos quilombolas no Brasil. Saúde, educação, meio ambiente, direitos da mulher, agricultura, juventude, infância, ancestralidade, religiosidade, segurança alimentar, racismo, violência, proteção de ativistas e, principalmente, regularização fundiária e territorial estavam entre os temas discutidos.
Da participação de autoridades federais e estaduais a instituições parceiras e membros de iniciativas e projetos desenvolvidos com CONAQ, o encontro contou também com grupos de trabalho, mostra de empreendedores, apresentações culturais e lançamento de livros e do Aquilombar 2023, o maior evento de mobilização da luta quilombola no Brasil que deve ocorrer em novembro. Ao final, as mulheres quilombolas divulgaram uma carta listando suas demandas prioritárias que foi enviada aos governos.
Durante o 2º Encontro Nacional de Mulheres Quilombolas da CONAQ, Uma Gota no Oceano atuou intensamente desde o planejamento com ações de comunicação estratégica até a participação diária da programação, dando apoio na divulgação de atividades, propondo coberturas e pautas com veículos de imprensa parceiros e elaborando futuras estratégias em prol do movimento quilombola no país.