Escolha uma Página

Tamuaté-Aki, a missão

17 de maio de 2015

Para você, o Brasil foi descoberto ou invadido? Como será que um indígena responderia esta pergunta? Tamuaté-Aki é uma campanha de Uma Gota no Oceano e do o cineasta Marcos Prado, que busca dar voz as reivindicações dos povos indígenas, que têm os seus direitos constantemente ameaçados. Contamos com a parceria dos atores Letícia Sabatella, Fernando Alves Pinto, Marcos Palmeira, Toni Garrido e sua filha Isadora, Marcelo Bonfá, Cacau Protásio, Letícia Persiles, Ana Lima, Charles Gavin, Wagner Moura, Angelo Antonio, Carla Daniel, Dira Paes, Giulia Gam, Guilhermina Guinle e a filha Minna, Alexia Dechamps, Cláudia Ohana, Jorge Pontual e Thaila Ayala, e do surfista Pedro Scooby. Enviamos ao Congresso um abaixo-assinado com 4,5 milhões de assinaturas.

Demarcação, já! Os mais de 305 povos indígenas brasileiros caracterizam um patrimônio da diversidade sociocultural do Brasil que se reflete nos seus conhecimentos e modos de vida, em 274 línguas e uma imensa variedade de expressões artísticas e rituais. A demarcação das Terras Indígenas (TIs), hoje paralisada, é condição básica de sobrevivência para esses povos. A maioria das TIs no Brasil sofre invasões, impacto de obras e, freqüentemente, os indígenas colhem resultados perversos do que acontece mesmo fora de suas terras, nas regiões que as cercam: poluição de rios por agrotóxicos, desmatamento etc. Apesar disso, em algumas regiões do Brasil, quase tudo o que sobrou da cobertura vegetal nativa está no interior das TIs e das Unidades de Conservação.

Acreditamos que a diversidade e a pluralidade da sociedade brasileira são fundamentais para construirmos outro futuro para a Humanidade e o planeta. Esta campanha de conscientização é permanente.