TAMUATÉ-AKI NO MÊS DOS POVOS INDÍGENAS

abril 2015

A campanha Tamuaté-Aki, promovida pela ONG Uma Gota no Oceano e pelo cineasta Marcos Prado, busca dar voz às reivindicações dos povos indígenas, que têm os seus direitos originários constantemente ameaçados. No mês em que o Brasil celebra o Dia dos Povos Indígenas, no dia 19 de abril, o movimento ganhou força em diversas ações.

Fotos de artistas integrantes da campanha com cartazes em apoio à Mobilização Nacional Indígena estamparam parte do material da segunda fase da campanha Tamuaté-Aki durante a Semana de Mobilização Nacional Indígena 2015, realizada de 13 a 16 de abril, em Brasília (DF). A programação foi organizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) que convocou a todos os povos, organizações e lideranças indígenas, seus aliados e parceiros da sociedade civil a se unirem à causa.

Já no dia 19, a campanha ganhou as ruas do Rio de Janeiro. Em um ato realizado na Praça São Salvador, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro, a organização reforçou que os povos indígenas são os guardiões da floresta e a luta deles é de toda a população.

Tamuaté-Aki reuniu pessoas e organizações com o objetivo comum de apoiar os povos indígenas no Brasil na defesa de seus direitos originários. Os mais de 305 povos indígenas brasileiros caracterizam um patrimônio da diversidade sociocultural do Brasil que se reflete nos seus conhecimentos e modos de vida, em 274 línguas e uma imensa variedade de expressões artísticas e rituais.

A ONG Uma Gota no Oceano teve a parceria dos atores Letícia Sabatella, Fernando Alves Pinto, Marcos Palmeira, Toni Garrido e sua filha Isadora, Marcelo Bonfá, Cacau Protásio, Letícia Persiles, Ana Lima, Charles Gavin, Wagner Moura, Angelo Antonio, Carla Daniel, Dira Paes, Giulia Gam, Guilhermina Guinle e a filha Minna, Alexia Dechamps, Cláudia Ohana, Jorge Pontual e Thaila Ayala, e do surfista Pedro Scooby. Por meio dessa união foi enviado ao Congresso um abaixo-assinado com 4,5 milhões de assinaturas de brasileiros cobrando demarcações dos territórios indígenas no Brasil.

Translate »