Nos dias 6 e 7 de junho de 2019, a Uma Gota No Oceano e o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participaram da Semana do Meio Ambiente do Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam).
Fomos convidados pelos organizadores para participar de duas palestras sobre o desastre da Vale, em Brumadinho. Também apresentamos a campanha “Em nome de que, São Francisco?”. O rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), e a situação de Altamira (PA), depois da construção da Hidrelétrica de Belo Monte, também foram temas do evento.
Dialogar com profissionais em formação, e seus professores, sobre a realidade e as consequências desses desastres é um processo transformador. Importante também envolver o MAB, principalmente neste momento em que barragens estão se rompendo e novas ainda podem se romper.
Estar em universidades é uma forma poderosa de engajar pessoas e compartilhar informações consistentes, conscientes e independentes. Por isso, participar da Semana do Meio Ambiente da Unisuam foi de suma importância.
Leia também:
Saiba mais:
- Mineroduto se rompe, despeja minério e atinge manancial de água em Santo Antônio do Grama
- Vazamento em mineroduto suspende abastecimento de água em cidade de MG
- Tubulação de mineroduto se rompe em Minas Gerais
- Ministério Público investiga derramamento de minério em Minas Gerais
- Anglo paralisa atividades em mina após vazamento
- MPF pede bloqueio de R$ 10 milhões de mineradora devido a vazamento em MG
- À sombra da tragédia de Mariana
- Obras da Samarco fazem lagoa transbordar e invadir casas no ES