Escolha uma Página

Reunião pré-COP em Brasília

28 de novembro de 2018

Nos dias 07 e 08 de novembro de 2018, Uma Gota no Oceano se reuniu em Brasília, na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai),  com lideranças indígenas que iriam, no mês seguinte, à Conferência do Clima da ONU, a COP-24, em Katowice, na Polônia.

O objetivo foi discutir as principais questões e demandas programadas no evento, apresentando para os indígenas como funcionam os órgãos da ONU, como a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) e o Fórum Internacional de Povos Indígenas sobre Mudanças Climáticas, a Caucus.

No encontro, gravamos três vídeos com as lideranças, fazendo ecoar suas vozes. Em um deles, endereçado ao então futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro, cobrou-se respeito aos direitos dos povos indígenas, principalmente quanto à demarcação de terras e à manutenção da Funai dentro do ministério. Em um outro, produzido para ser exibido na COP 24, as lideranças indígenas de todas as regiões do país mostraram os efeitos nocivos das mudanças climáticas em suas aldeias e nos seus modos de vida e aproveitaram para fazer um apelo à comunidade internacional para a preservação do meio ambiente e o respeito aos povos tradicionais. O terceiro foi um pedido de apoio à realização da Assembleia Geral da Articulação dos

Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME) para que mais representantes das comunidades pudessem estar presentes no encontro. Entre as atividades realizadas na Funai, foram apresentadas uma linha do tempo dos marcos da agenda climática, ambiental e do movimento indígena para o ano, os avanços da Plataforma de Povos e Comunidades Tradicionais.

Outras organizações como o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPE), a Rede de Cooperação Amazônica – Brasil (RCA), o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) estiveram presentes na sede da Funai.