Escolha uma Página

Primeira Marcha das Mulheres Indígenas

19 de agosto de 2019

Uma força ancestral ganha formas modernas: pela primeira vez, mulheres de diferentes povos do Brasil e do exterior se reuniram para conversar sobre o que é ser uma mulher indígena. Entre os dias 09 e 13 de agosto de 2019, 2 mil lideranças femininas se reuniram em um acampamento na capital brasileira para a 1ª Marcha das Mulheres Indígenas. Com o tema “Território: nosso corpo, nosso espírito”, o evento foi uma grande reunião para diálogo, afeto e empatia. O encontro começou em um dia simbólico: 9 de agosto é o dia internacional dos povos indígenas.

Nos três primeiros dias, o “Fórum Nacional das Mulheres Indígenas” foi o espaço para se levantar questões do dia a dia das mulheres nas aldeias. Saúde e educação especializados para os povos indígenas foram dois assuntos que todas demonstraram se preocupar.

Nos dois últimos dias foram organizadas a Marcha das Mulheres Indígenas e a Marcha das Margaridas, quando as mulheres indígenas se uniram a 100 mil outras mulheres do campo e da floresta: trabalhadoras rurais, ribeirinhas, quilombolas e extrativistas.

A equipe de Uma Gota no Oceano acompanhou a preparação do evento e transmitiu ao vivo os melhores momentos. 

#MarchaDasMulheresIndígenas #NossoCorpoNossoEspírito #PrimeiraMarchaDasMulheresIndígenas #CadaGotaConta #UmaGotaNoOceano #TamuAtéAki #MarchaDasMargaridas