Gota nos 50 anos do Conselho Indígena de Roraima (CIR)

13 de fevereiro de 2023

Em janeiro de 2023, a Uma Gota no Oceano marcou presença na celebração de 50 anos do Conselho Indígena de Roraima (CIR), evento que reuniu mais de 2 mil pessoas no Centro Regional Lago Caracaranã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Com o slogan “União, luta, resistência e conquistas”, o cinquentenário contou com uma programação que incluiu rituais indígenas, apresentações culturais, homenagens, exposição de artes, feira de produção orgânica e falas de lideranças dos povos de Roraima e de outros estados da Amazônia. O evento também reuniu representantes de entidades civis, apoiadores e organizações parceiras do CIR, entre eles a Uma Gota no Oceano, que foi representada pela diretora-fundadora, Maria Paula Fernandes, e pela editora Monica Prestes.

Uma das primeiras organizações indígenas criadas na Amazônia, que, junto com a União Nacional Indígena (UNI), a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e outras associações, lançou as bases do movimento indígena brasileiro, o CIR completou 50 anos em janeiro de 2021, mas devido à pandemia da Covid-19 e à agenda indígena da instituição, as comemorações foram adiadas para 2023.

Há mais de cinco décadas anos lutando pela garantia dos direitos assegurados na Constituição de 1988, o CIR atua em 465 comunidades de 35 terras indígenas de Roraima, abrangendo mais de 10 milhões de hectares, onde vivem 58 mil indígenas das etnias Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Patamona, Sapará, Taurepang, Wai-Wai, Yanomami, Yekuana e Pirititi, sempre respeitando a organização social e a diversidade cultural dos povos. E que venham mais 50 anos!