Escolha uma Página

Gota no Fórum Amazônia Sustentável 2022

20 de julho de 2022

Realizado em sequência ao encontro do GT Infra em Alter do Chão, no Pará, o Fórum Amazônia Sustentável (FAS) reuniu movimentos sociais da Amazônia e representantes do setor privado nos dias 7 e 8 de julho. O objetivo foi retomar as atividades, interrompidas durante a pandemia, e buscar caminhos comuns para o desenvolvimento econômico sustentável da região, levando em conta a proteção da floresta, a biodiversidade, seus povos – indígenas, quilombolas e extrativistas – e cadeias produtivas.

Realizado por oito organizadores (lista abaixo), o FAS é uma iniciativa de diálogo que envolve os diversos atores inseridos na discussão sobre o desafio da sustentabilidade na Amazônia. Nesta edição, que a Uma Gota no Oceano acompanhou, o encontro que teve como foco reavivar o diálogo entre as entidades envolvidas, buscando incidir na construção de políticas de suporte ao desenvolvimento na região, garantindo acesso à comunicação e a uma infraestrutura de transporte que atenda as cadeias produtivas da Amazônia. É censo comum que é preciso mapear os principais atores, bem como os gargalos que atrapalham o desenvolvimento sustentável da região.

Para a retomada do diálogo, o Fórum reuniu as reflexões de estudos como Amazônia 2030, que busca proporcionar que a região tenha condições de alcançar um patamar maior de desenvolvimento econômico e humano e atingir o uso sustentável dos recursos naturais em 2030; Brasil 2045, que é um guia prático de ação para o desenvolvimento de baixo carbono, com geração de emprego e renda; e de “Uma Concertação pela Amazônia”, que reúne iniciativas em defesa da Amazônia para que se encontrem, dialoguem, aumentem o impacto de suas ações e gerem novas propostas e projetos em prol da floresta e das populações que vivem na região.

ORGANIZAÇÃO:

Fórum Amazônia Sustentável: Projeto Saúde e Alegria, Instituto Socioambiental, Instituto Ethos, Instituto Reos Partners, Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Fundação Konrad Adenauer (KAS) Brasil e Natura.

Eventos/movimentos parceiros:  GT Infraestrutura e Justiça Socioambiental e Uma Concertação pela Amazônia.

PATROCINADORES:

Fundação Konrad Adenauer (KAS) Brasil, Open Society Foundations, Vale, Uma Concertação Pela Amazônia e Natura.