Escolha uma Página

Gota e Coiab: 13ª Assembleia Geral em Oiapoque

6 de agosto de 2022

Realizada de 3 a 5 de agosto na aldeia Manga, Terra Indígena Uaçá, no Oiapoque, estado do Amapá, a XIII Assembleia Geral da Coordenação das Organizações da Amazônia Brasileira (COIAB) elegeu a nova coordenação executiva da organização para o quadriênio 2022-2024. O evento reuniu mais de mil lideranças dos nove estados da Amazônia Brasileira, e foi acompanhado por organizações parceiras, entre elas a Uma Gota no Oceano. 

Foram eleitos Toya Manchineri (coordenador-geral), Alcebias Sapará (vice-coordenador), Marciely Ayap Tupari (secretária) e Avanilson Karajá (tesoureiro). A assembleia também indicou Kleber Karipuna para a representação da Coiab na Articulação dos Povos Indígenas (Apib) e Ângela Kaxuyana para a representação da Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica). 

A assembleia marcou a despedida de Nara Baré (coordenadora-geral) e Ângela Kaxuyana (vice-coordenadora) da coordenação executiva da Coiab, que apresentaram avanços, desafios, e também realizaram a prestação de contas do período de 2017/2 a 2022/1, em que estiveram à frente da organização. A programação incluiu ainda plenárias sobre a atual conjuntura política do movimento indígena, da política indigenista no Brasil e na Bacia Amazônica, e sobre os espaços conquistados pelas mulheres indígenas.