Escolha uma Página

COP27: Uma Gota no Oceano presente no Egito

23 de novembro de 2022

A ONG Uma Gota no Oceano esteve presente e atuante na 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP27), que decorreu oficialmente entre os dias 6 e 18 de novembro de 2022 em Sharm El-Sheikh, no Egito.

No evento, a Gota foi representada por Maria Paula Fernandes, diretora-fundadora e CEO; Camila Perussi, assistente de relações institucionais; e Gabriela Borges, assistente de redes sociais, que estiveram presentes de 10 a 17 de novembro. Já na equipe de backoffice estava um time de cinco profissionais que ficaram dando apoio principalmente na produção de conteúdo e na sugestão de pautas para a imprensa.

A Gota, encarregada de apoiar organizações parceiras quanto ao processo de credenciamentos para o evento, acompanhou uma delegação de ativistas indígenas (5 representantes), quilombolas (9 representantes) e da juventude (4 representantes).

Durante a presença da equipe da Gota no Egito, o plano de trabalho se dividiu em três pilares de atuação, que funcionavam de forma integrada: Maria Paula Fernandes e Camila Perussi eram os rostos da Uma Gota no Oceano presente na COP27, responsáveis pelas relações institucionais e articulações in loco, assim como com a produção das mesas temáticas; Gabriela Borges ficou fazendo a cobertura da Conferência para as redes sociais, apostando em conteúdos multimídias captados no local; e a equipe atuando no backoffice de forma remota encarregada de apoiar no relacionamento com a imprensa e na produção de conteúdos, como sugestões de pautas e de entrevistas.

Os números mostram que, em praticamente uma semana de participação presencial na Conferência, a Gota articulou quase 20 matérias na imprensa, produziu e acompanhou três eventos paralelos bem-sucedidos em termos de conteúdo e público, rendeu mais de 100 publicações nas diferentes redes sociais (só no Instagram, nosso maior foco, foram 84 conteúdos publicados) e articulou encontro, debates e reuniões importantes pelos pavilhões da Conferência.

Um deles foi em frente ao pavilhão da Alemanha na Zona Azul, entre a parlamentar alemã do Partido Verde (mais especificamente da Aliança 90/Os Verdes) Kathrin Henneberger, dona de um longo histórico de luta ambiental na Alemanha, com as deputadas eleitas e lideranças indígenas brasileiras Célia Xakriabá e Sônia Guajajara. Também estiveram presentes a liderança indígena Puyr Tembé (FEPIPA) e a diretora do Partido Verde alemão Ricarda Lang.

Os side events que contaram com o apoio da Gota foram:

1. Perdas & Danos, Gênero e Impactos Territoriais, dentro do Painel ‘Perdas & Danos e Impactos nos Territórios’, no dia 11/11
2. Press Conference: Resistência Feminina na Amazônia – A Luta de Lideranças Ameaçadas pelo Garimpo Ilegal e Crime Organizado, no dia 12/11
3. Conectando Projetos Locais Energéticos à Transparência e Participação da Implementação das NDCs, no dia 16/11