Escolha uma Página

Acampamento Terra Livre 2019

29 de abril de 2019

Mais de 4 mil indígenas, de mais de 160 etnias e de todos os estados do país estiveram em Brasília entre os dias 24 e 26 de abril para o Acampamento Terra Livre 2019. O evento que acontece há 15 anos é o maior encontro de povos indígenas do Brasil. 

Nesta edição, as principais reivindicações dos povos indígenas é a demarcação das terras e contra a Medida Provisória 870/2019, que transferiu os processos de demarcações para o Ministério da Agricultura; a não municipalização da saúde e extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai); e também contra a tese do marco temporal, que estipula a data da Constituição de 1988 como regra para as demarcações dos territórios. Vale ressaltar que a Constituição estipula um prazo de até cinco anos para que todos os territórios sejam demarcados. Hoje, mais de 30 anos depois de sua promulgação, mais de 60% continuam sem demarcação.  

 A Uma Gota No Oceano atuou na assessoria de comunicação do Acampamento. A organização deu apoiou à grande mídia nacional e à imprensa internacional na cobertura do evento.  

Chamamento do ATL 2019