Efeito dominó

agosto 2021

Um personagem recorrente no cinema-catástrofe é o cético que, por ignorância ou má-fé, recusa-se a se render às evidências. A ele, geralmente o roteirista dedica um desfecho cruel e exemplar. Não é diferente na vida real. Durante o incêndio Dixie, que reduziu a cinzas o povoado histórico de Greenville, na Califórnia, moradores se recusaram a deixar suas casas, chegando a ameaçar bombeiros com armas de fogo. O mais grave, porém, é que desavisados – ou, simplesmente, irresponsáveis – desse tipo costumam arrastar inocentes atrás de si. O último relatório do IPCC da ONU mostra, inequivocamente, que o mundo se encontra à beira do abismo. Guiado por uma figura que parece ter saído de má ficção, o Brasil se encontra um passo à frente. E o pior, está arrastando nossos vizinhos para o precipício também: o desmatamento na Amazônia está afetando diretamente a Argentina.

O “ClimateChange 2021: The Physical Science Basis”, que pautará as discussões da próxima conferência do clima das Nações Unidas, a COP-26, a ser realizada em novembro em Glasgow, na Escócia, é categórico: “É um fato estabelecido que a influência humana aqueceu o sistema climático e que mudanças climáticas generalizadas e rápidas ocorreram”. Se já não dava para fingir que a gente não tinha nada a ver com isso, agora se fazer de desentendido é passar vergonha. “Não houve nem um único país, durante os debates sobre aprovação do relatório, que tenha levantado dúvidas sobre essa questão. É um consenso, passamos dessa etapa. Agora é o que fazer, como fazer, quem paga a conta”, explica Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e membro do IPCC. O relatório foi compilado por 234 cientistas de 66 países, baseado em mais de 14 mil apontamentos.

As informações contidas no documento de 42 páginas são estarrecedoras – desculpem o mau jeito, mas não há palavra mais adequada. Os negacionistas mais delirantes já começam a recolher os cartazes de “O fim do mundo não está próximo”.

A temperatura média da Terra já subiu 1,1ºC desde 1850. E deve alcançar 1,5ºC acima do nível pré-industrial já na próxima década, uma antes do que era previsto. Inundações, secas, furacões e ondas de frio e de calor vão se tornar cada vez mais frequentes. Algumas consequências dessa catástrofe já são consideradas irreversíveis, como a subida do nível do oceano, que transformará cidades como Rio de Janeiro, Londres e Nova York em Atlântidas – o mar deve subir 2 metros até 2100 e mais 5 metros 50 anos depois. Outras mudanças chegarão bem mais cedo: para cada grau Celsius a mais, os temporais se tornarão 7% mais intensos e 30% mais frequentes; as ondas de calor, que já têm 2,8 vezes de chances a mais de ocorrerem e já são 1 °C mais fortes do que antes da Revolução Industrial, poderão acontecer 9,4 vezes mais e serão 5 °C mais quentes.

A política para o setor aqui só tende a piorar este cenário: “O negacionismo ambiental desse governo é muito parecido com o negacionismo na pandemia, que produziu quase 600 mil mortes. Esse negacionismo na saúde a gente está vendo o que gera. Frente ao meio ambiente, vemos escassez hídrica, aumento das emissões, produção de alimentos ficando mais cara”, diz Mauricio Voivodic, diretor executivo do WWF-Brasil.

O desastre causado pelo governo brasileiro mais cedo ou mais tarde vai se refletir em todo o planeta – com o desmatamento fora de controle, a Floresta Amazônica já emite mais CO₂ do que é capaz de absorver. Isso já está acontecendo num país vizinho, que está passando por uma crise hídrica sem precedentes. “Na Argentina, por exemplo, cerca de 70% da agricultura depende da água que vem dos rios voadores da Amazônia. A Argentina está sofrendo mais que o próprio Brasil, e a crise pode se mostrar mais severa lá antes mesmo do que aqui”, conta Philip M. Fearnside, doutor pelo Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade de Michigan (EUA) e pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus. E, se depender da sensatez de Bolsonaro, a grama do vizinho não será mesmo mais verdinha.

Recentemente, o presidente brasileiro preferiu não receber Alok Sharma, deputado conservador designado pelo governo britânico para presidir a COP-26. Apesar da descortesia, Sharma, que tem status de ministro de Estado, declarou-se encantado com técnicas desenvolvidas no país de agropecuária sustentável.

Outro dia também, Bolsonaro disse que grande parte dos indígenas “não sabe nem o que é dinheiro”. Na histórica carta que mandou para o presidente americano Franklin Pierce, em 1855, em resposta à oferta de compra das terras de seu povo, os Duwamish, o legendário Cacique Seattle questionava: “Como podes comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal ideia é-nos estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do resplendor da água. Como podes então comprá-los de nós?”. Os indígenas conhecem o real valor das coisas. E não deixa de ser irônico que o governo e seus aliados ainda pareçam viver nos tempos das pinturas rupestres, enquanto eles se aventuram no mercado da arte digital das NFTs. Sabedoria é coisa que vem de tempos imemoriais e se adapta com o passar dos anos. Os povos indígenas do Brasil são os protagonistas de nossa História; outros, meros coadjuvantes que, como na ficção, servem de mote para lição de moral.

Saiba mais:

Planeta vai esquentar 1,5ºC uma década antes do previsto e terá eventos climáticos extremos, diz ONU

Com aquecimento global, Brasil produzirá menos alimento e terá desequilíbrio de CO₂ na Amazônia

Crise do clima cobra ‘fatura’ do mundo

Aquecimento global tira estabilidade de correntes do Oceano Atlântico, diz estudo

Crise climática já agrava secas, tempestades e temperaturas extremas, diz IPCC

Mudanças climáticas: cinco coisas que descobrimos com novo relatório do IPCC

As preocupantes conclusões sobre o clima no Brasil no relatório da ONU

COP26: Quais as grandes metas da ONU para limitar as mudanças climáticas?

Mudanças climáticas têm impactos irreversíveis, alerta IPCC

Mudanças recentes no clima causadas pelo homem não têm precedentes, aponta relatório da ONU

Limitar aquecimento a 1,5°C pode ser impossível

Mudanças do clima: as previsões do IPCC para a América do Sul

‘Concentração de CO₂ em 2019 foi a maior em 2 milhões de anos’, diz pesquisadora

Parte de efeitos da mudança climática pode ser irreversível, alerta IPCC

Aquecimento global pode chegar a 1,5 grau Celsius na próxima década, levando planeta a limiar da catástrofe, indica novo relatório climático

Moradores apontam armas para bombeiros por se negarem a sair de suas casas em meio a trágico incêndio na Califórnia

Incêndio na Califórnia já é o segundo maior da história no estado

Europa em chamas: quatro motivos por quê

Bolsonaro faz o exato oposto do que é necessário contra a mudança climática

Desmatamento na Amazônia tem segunda maior cifra da série, indica Inpe

Amazônia registra 2º ano com maior desmatamento desde 2015

Desmatamento está fora de controle sob Bolsonaro, dizem ambientalistas

Brasil tem 2º pior ano de desmate da Amazônia da história recente, aponta Inpe

Seca no rio Paraná trava exportações da Argentina

Seca no rio Paraguai pode comprometer reestruturação de porto para escoamento de grãos

Seca transforma Califórnia, com grandes consequências para a produção de alimentos

‘Mudança climática é tema de segurança nacional para Biden’

Depois de tirar foto com líder extremista, Bolsonaro não recebe presidente da COP-26

Sharma se impressiona com técnicas da Embrapa Cerrados e pede que sejam divulgadas ao mundo

Ruralistas apontam sintonia com Arthur Lira em pautas do agronegócio

Empresas e associações se manifestam por ações concretas após o relatório do IPCC

Bolsonaro sobre indígenas: “Grande parte não sabe nem o que é dinheiro”

Em um ano, a premiada rede Origens Brasil, da Amazônia, cresce 69% e movimenta mais de R$ 2,3 milhões em produtos da floresta 

Carta do Cacique Seattle

A primeira NFT de artistas indígenas

‘NFTribos’: indígenas lançam NFTs para levantar recursos às comunidades

Indígenas de todo o país lançam galeria de arte em NFT para levantar recursos

 

Translate »