Resistência indígena no Congresso

agosto 2018

Por Rinaldo Arruda, diretor-presidente da Operação Amazônia Nativa (Opan)

Há mais de 30 anos os povos indígenas não têm um representante no Congresso Nacional. Este tempo serviu para eles se prepararem: há uma nova geração de lideranças formadas nas cadeiras das universidades e nas palavras dos mais velhos, portadores de saberes tradicionais. Estamos em meio à maior ofensiva parlamentar dos últimos 20 anos: tramitam na casa 33 propostas contra os seus direitos. Isso acontece porque os indígenas e demais povos da floresta são a última barreira à expansão do agronegócio e às grandes obras. Este modelo de desenvolvimento, além de arruinar o meio ambiente, impõe sua vontade, atropelando a Constituição e acordos internacionais dos quais o país é signatário.

Defender o meio ambiente e os direitos humanos é uma atividade muito perigosa no Brasil. O país lidera, pelo segundo ano consecutivo, o ranking da Global Witness (ONG internacional que monitora a violência contra ativistas ambientais e dos direitos humanos) com 57 assassinatos e só dois casos esclarecidos. Isso dá um morto a cada seis dias. No mundo inteiro, houve 207 vítimas. Pela primeira vez, conflitos relacionados ao agronegócio encabeçam a lista, com 46 assassinatos. O setor que mais matava antes, a mineração, caiu para o segundo lugar, com 40. Os povos indígenas são a linha de frente de defesa da floresta. Estão na alça de mira como nunca.

Por esta razão, vão lançar 74 candidatos a cargos eletivos federais e estaduais em 22 estados e no Distrito Federal, por 24 partidos diferentes. O caráter pluripartidário da Frente Parlamentar Indígena reforça o que às vezes algumas pessoas esquecem: eles são cidadãos brasileiros, como outros quaisquer, com os mesmos deveres e direitos, e as suas terras fazem parte do Brasil – e nunca deixarão de fazer. Isso é garantido pela Constituição: o artigo 20 define as Terras Indígenas como bens da União e o 231 diz que elas são inalienáveis – ou seja, não podem ser vendidas ou cedidas. O interesse deles ao criar esta frente é se protegerem e garantirem seus direitos. Mas também preservar a natureza, que é um bem comum do povo brasileiro. Sua luta é de interesse de todo mundo. Eles defendem a água que todos nós bebemos.

Falar é fácil. Mas Mario Juruna (1943-2002) cutucou onça com vara curta em pleno governo do general Figueiredo. Disse para quem quisesse ouvir no Congresso Nacional: “Todo ministro é a mesma panelinha, é a mesma cabeça. Não tem ministro nenhum que presta”. Se dizer ético e honesto, qualquer um faz: mas até hoje Juruna foi o único parlamentar a denunciar tentativa de suborno, quando tentaram comprar seu voto para Paulo Maluf contra Tancredo Neves, na eleição indireta de 1985 para a Presidência. O Cacique Xavante, que criou a Comissão Permanente do Índio na Câmara Federal, cumpriu mandato de 1983 a 1987. Ele abriu caminho. E agora os indígenas acreditam estar preparados para levar adiante o seu legado. E ter Sonia Bone Guajajara como candidata à vice-Presidência é o símbolo maior desse novo ciclo.

Há cerca de 900 mil indígenas, de mais de 300 etnias diferentes, vivendo no Brasil. Eles ocupam 13,8% do território nacional. Diziam que era muita terra para pouca gente. Mas o Censo Agropecuário 2017 do IBGE mostrou que não é bem assim. A atividade agropecuária ocupa uma fatia bem maior: 43%. Em 11 anos, a área ocupada pelo agronegócio cresceu o equivalente ao tamanho estado do Acre e a bancada ruralista tomou conta de 40% da Câmara Federal e do Senado. Por isso é preciso ter em Brasília e nos estados pessoas comprometidas com a defesa das florestas e dos rios, que barrem novos retrocessos legais e que reforcem os órgãos de fiscalização para impedir invasões e desmatamento ilegais em Terras Indígenas e Unidades de Conservação. O Brasil perdeu 71 milhões de hectares de vegetação nativa em 30 anos. Os povos da floresta não podem fazer tudo sozinhos. Eles contam com a nossa ajuda e com nosso voto.

Saiba mais:

Um milhão de indígenas brasileiros buscam alternativas para sobreviver

Importância do Brasil na biodiversidade mundial é maior do que se pensava, dizem cientistas

Brasil teve perda líquida de 71 milhões de hectares de vegetação nativa em 30 anos

Sem bases de proteção, insegurança em Terras Indígenas afetadas por Belo Monte aumenta

Presidenciáveis esquecem a Amazônia

Um quarto da Terra é controlado por indígenas – e o meio ambiente agradece

Não há lugar para Pinzóns no novo mundo

Guardiãs da floresta conectadas ao mundo

Barganha ambiental

Indígenas do novo milênio

Em busca de equilíbrio ambiental no Congresso

Translate »