Cada
Gota Conta
Comunicação
colaborativa em MT
PROJETO: FEPOIMT RUMO À COP-30
Objetivo
Semear informação para
colher transformação
O objetivo deste projeto é promover os direitos e a participação das organizações indígenas de Mato Grosso na COP30, garantindo que suas necessidades e perspectivas sejam incluídas nas discussões sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.
Nossos parceiros
Com uma década de trajetória, estabelecemos estreita colaboração com comunidades tradicionais em diversos estados brasileiros. Desenvolvemos estratégias de comunicação e parcerias sólidas com organizações locais e movimentos socioambientais. Esse compromisso tem sido fundamental para impulsionar mudanças positivas e duradouras.
Trabalhamos no fortalecimento da imagem e ampliação da voz de mulheres indígenas e quilombolas
Como?
Método jornalístico
Uso do método jornalístico para coletar dados, conhecimentos e histórias, alimentando o debate público com informações consistentes, independentes e atraentes.
Reconstrução
de olhares
Trocas diárias com jornalistas em um processo contínuo de mudança de perspectivas, com o objetivo de dissipar visões enraizadas ao longo de séculos de visão colonialista e uma realidade de desigualdades.
Novas
perspectivas
Integração de diversas perspectivas na construção de conteúdo para os debates nacionais, visando combater preconceitos e discriminação e contribuir para o fortalecimento de direitos coletivos e territoriais.
A Gota é pioneira em
comunicação socioambiental comprometida em fortalecer o protagonismo dos povos e comunidades tradicionais.
Formada por jornalistas especializadas e profissionais dedicados, colabora ativamente com líderes comunitários, acadêmicos, organizações da sociedade civil e uma ampla rede de comunicadores nos três biomas.
Trabalhando de forma colaborativa, a Gota produz informações precisas e independentes em nível local, regional, nacional e global, promovendo uma narrativa inclusiva e íntegra sobre questões socioambientais urgentes, impulsionando assim uma mudança positiva em direção a um futuro mais sustentável e equitativo.
Linhas de atuação
1. Potencialização da comunicação indígena:
apoio à comunicação das organizações parceiras.
2. Letramento da imprensa:
suporte especializado para os jornalistas da região;
3. Integração com o jornalismo regional:
facilitação do diálogo entre organizações parceiras e a imprensa local.
Onde?
O Projeto será realizado no estado de Mato Grosso, com alcance regional, nacional e global.
Quando?
O projeto é de 20 meses, com início em abril de 2024 e término em dezembro de 2025.