#TamuatéAki

2 de setembro de 2015

Tamuaté-Aki  é uma campanha de Uma Gota no Oceano e do o cineasta Marcos Prado, que busca dar voz as reivindicações dos povos indígenas, que têm os seus direitos constantemente ameaçados. Contamos com a parceria dos atores Letícia Sabatella, Fernando Alves PintoMaria Paula Fidalgo, Marcos Palmeira, Toni Garrido e sua filha Isadora, Marcelo BonfáCacau ProtásioLetícia Persiles, Ana LimaCharles Gavin, Wagner Moura, Angelo Antonio, Carla Daniel, Dira Paes, Giulia Gam, Guilhermina Guinle e a filha Minna, Alexia Dechamps, Cláudia Ohana, Jorge Pontual e Thaila Ayala, e do surfista Pedro Scooby. Enviamos ao Congresso um abaixo-assinado com 4,5 milhões de assinaturas.

Demarcação, já! Os mais de 305 povos indígenas brasileiros caracterizam um patrimônio da diversidade sociocultural do Brasil que se reflete nos seus conhecimentos e modos de vida, em 274 línguas e uma imensa variedade de expressões artísticas e rituais. A demarcação das Terras Indígenas (TIs), hoje paralisada, é condição básica de sobrevivência para esses povos. A maioria das TIs no Brasil sofre invasões, impacto de obras e, freqüentemente, os indígenas colhem resultados perversos do que acontece mesmo fora de suas terras, nas regiões que as cercam: poluição de rios por agrotóxicos, desmatamento etc. Apesar disso, em algumas regiões do Brasil, quase tudo o que sobrou da cobertura vegetal nativa está no interior das TIs e das Unidades de Conservação.

Acreditamos que a diversidade e a pluralidade da sociedade brasileira são fundamentais para construirmos outro futuro para a Humanidade e o planeta.

Saiba mais:

Redescobrindo o Brasil em tempo de retrocesso

Letícia Sabatella, a ativista

Tamuateaki – Pelos direitos indígenas

Artistas apoiam campanha a favor dos direitos dos índios

Nos 514 anos da invasão, artistas se unem contra projetos legislativos anti-indígenas e pedem demarcação

Famosos lançam campanha em favor dos povos indígenas

Tamuaté-aki: os índios não aguentam mais

 

Translate »