Nossas
Campanhas


Mexeu Com o Índio, Mexeu Com o Clima

Lançada no Dia do Índio, a campanha Mexeu Com o Índio, Mexeu Com o Clima, idealizada pela atriz Gloria Pires e suas filhas, Cleo Pires e Antônia Moraes, quer mostrar que os povos indígenas não estão sozinhos na luta pelos seus direitos, como a demarcação de suas terras, prevista na Constituição de 1988.

A ligação delas com a cultura indígena vem de longe: Gloria estreou no cinema, em 1982, como Put’Koi, papel-título de “Índia, a filha do Sol”. Já Cleo Pires foi a Estela Karuê da novela “Araguaia” (2010), enquanto Antônia lançou, no fim do ano passado, o clipe da música “A santa máquina”, caracterizada como índigena no Cerrado.

A campanha enfatiza que o modo de vida dos mais de 900 mil índios que vivem atualmente no Brasil preserva a floresta e o clima. Sem floresta, não tem chuva – e sem chuva não tem pasto, nem plantação. A ideia é que as pessoas publiquem fotos com a cara pintada nas redes sociais e desafiassem seus amigos a fazerem o mesmo.

Várias personalidades aderiram a campanha, como Marcos Palmeira, Wagner Santisteban, Jorge Pontual, Fernando Torquatto, Caio Blat, Marcelo Bonfá, Dudu Bertholini, Ney Matogrosso e Felipe Catto. Fora quem manifestou seu apoio usando a hashtag #MexeuComÍndioMexeuComClima, como Camila Pitanga, Djavan e Eriberto Leão. A campanha também repercutiu na coluna de Ancelmo Gois, no jornal “O Globo”, e na edição online da revista “Veja Rio”.

E na última semana do #ABRILindígena, aconteceu em Brasília o Acampamento Terra Livre (ATL). Mais de 3 mil indígenas estiveram reunidos na capital do país para lutar pelos seus direitos. A edição da ATL de 2017 foi a maior de sua história, com a presença de mais de três mil indígenas e delegações estrangeiras.


Publicações

Água Limpa é a Onda

As praias e o mar fazem parte da vida do Rio de Janeiro, são patrimônios da...

PEC 215, não!

Em apoio à Mobilização Nacional Indígena (MNI), teve início em setembro de 2015, nas redes sociais, a...

Entrando pelo Cano

Campanha Entrando pelo Cano em apoio ao Desmatamento Zero do Greenpeace Brasil para mostrar a relação...

#TamuatéAki

Tamuaté-Aki  é uma campanha de Uma Gota no Oceano e do o cineasta Marcos Prado, que busca...

#AtitudePeloClima

O Climate Reality e a ONG Uma Gota no Oceano desenvolveram em parceria a campanha #AtitudePeloClima,...

Não corte a nossa onda: saneamento, já!

Dando continuidade à campanha Saneamento Já, de 2014, aproveitamos a etapa carioca do WCT para reforçar...

Saneamento, já!

O surfista Gabriel Medina foi um dos mobilizadores da campanha, que em 2015 aproveitou a etapa...

PEC-215, Não!

O ator Eriberto Leão foi uma das Gotas que entraram em campo para defender os direitos...

Saneamento Já! 2014

O músico havaiano Jack Johnson aproveitou sua passagem pelo Rio de Janeiro para apoiar a campanha...

Energia Para a Vida

Nosso objetivo é conscientizar e mobilizar os cidadãos para transformar o atual modelo energético brasileiro, aproveitando...